Uma Passagem Para O Infinito: 15 coisas que não aprendi em 15 anos.

30/08/2015

15 coisas que não aprendi em 15 anos.


Estou perto de completar 15 invernos e, bem, isso é muita coisa pra mim. Fiz uma lista de 15 coisas que eu não aprendi em 15 anos.

1 - Parar de ver o pior lado das pessoas.
Um dos meus piores defeitos é sempre ver o lado ruim das pessoas, aquele que erra, faz besteiras, e por mais que eu tente inverter a que lado enxergar, eu realmente não consigo.

2 - Deixar de ser egoísta.
Sou um pouco apegada demais às pequenas coisas que possuo e, na maioria das vezes, não consigo compartilhá-las com outras pessoas. Seja uma música, um livro, um cantor, um filme. Apesar de saber que apartir de qualquer palavra se ache qualquer coisa na internet, ainda não consigo me desprender totalmente de alguma coisa, não consigo "dividir" pessoas com outras que não gosto e prefiro que essas mesmas não saibam do que eu faço ou gosto.

3 - Gostar de mim do jeito que eu sou.
Apesar de defender que ninguém é perfeito e que somos fisicamente e psicologicamente diferentes, não consigo gostar de mim do jeito que eu sou. Sempre acho um defeito, uma falha, algo pra ficar insatisfeita comigo mesma. Eu até tento me achar bonita do jeito que eu sou e sempre fui, mas sinceramente é uma tarefa muito difícil.

4 - Deixar de me magoar com coisas bobas e a me preocupar com coisas importantes.
Eu nunca sei como agir quando algo importante ou grave acontece. Geralmente eu não ligo pra alguns sentimentos de algumas pessoas com as quais convivo ou não consigo ajudar quando algo acontece fora da minha zona de conforto, mas, ao mesmo tempo, quando começo a colocar esperanças em algo (ou pessoas), fico extremamente irritada ou deprimida quando qualquer coisinha dá errado.

5 - A expressar meus sentimentos.
Pra mim é totalmente impossível conseguir dizer pra alguém o que estou sentindo sendo 100% sincera. Não consigo confiar que alguém vai me entender e me ajudar, ou transmitir todos os meus sentimentos em palavras que façam sentido. É como se minha mente fosse um grande buraco negro.

6 - Confiar plenamente em alguém.
Depois de muita coisa que aconteceu comigo nesses últimos anos, eu aprendi com meus erros. Sei a hora que devo ficar calada e, com isso, além de sempre achar que não é a hora certa de me abrir com alguém, não consigo confiar nela o suficiente pra dizer o que estou sentindo. É como se só eu me entendesse, apesar de nem eu me entender o suficiente.

7 - Ser corajosa.
Já fui extremamente tímida, mas agora é tudo uma questão de conhecer a pessoa e me sentir confortável com o que estou fazendo. O problema é que, na maioria das vezes, não sou corajosa o suficiente. Não consigo enfrentar a maioria dos meus medos e, com isso, perco muitas oportunidades. Felizmente, 0,99% de mim já cogita ser mais persistente naquilo que acredito.

8 - Manter um blog.
Milagrosamente, esse é o único blog no qual eu realmente me empolguei, e apesar de não postar com tanta frequência, é o único que me faz sentir no qual eu estou no caminho certo. Minha habilidade com esses pequenos textos melhorou bastante e, apesar de pensar em desistir em alguns momentos, sei que toda jornada começa do primeiro degrau e é preciso paciência pra conseguir subir mais alguns.

9 - Gostar menos da solidão.
Curiosamente, me sinto melhor quando estou sozinha, sem outras pessoas por perto. Consigo me expressar melhor na madrugada, onde tudo está quieto e não há outras pessoas ao redor. Meus melhores textos saem na madruga e, é onde me sinto mais nostálgica e feliz. É a hora que mais gosto de assistir séries e clipes na tv, ou ouvir a rádio e algumas playlists. Meus pensamentos geralmente estão em ordem e não estou em conflito comigo mesma.
Lembrando que: Estar sozinha é diferente de ser sozinha.

10 - Correr atrás dos meus sonhos.
Geralmente, ou meus sonhos são muito absurdos ou impossíveis de ser concretizados no momento. Um ponto bom é que aprendi a separar sonhos de vontades, o que leva à uma lista menor de "coisas quase-impossíveis".  Geralmente desisto fácil ou crio menos esperanças/expectativas pois sou bastante realista, e sei se não vai ser naquele momento, não vai. Amadureci 10 anos em 1 nesse último ano e sei que, se não for naquele momento, é porque há um motivo maior. Sei respeitar e não sou birrenta nesse sentido.

11 - Acordar cedo.
Se tem uma coisa que eu amaria ter o poder, é o poder de acordar cedo (sem estar cansada e morrendo de vontade de voltar pra cama). Sou extremamente preguiçosa e, nunca consigo dormir cedo, e, curiosamente, quanto mais cedo eu durmo, mais sono e trabalho pra acordar no outro dia eu tenho. Não tenho poder sobre mim quando estou com sono, parece que a cama me lidera, simplesmente não consigo levantar se não for na marra e parece que meu corpo nunca obecede. O estranho é que, apesar de eu sempre acordar tarde quando posso, eu amaria acordar cedo e aproveitar todas as manhãs, seja pra assistir desenhos, ou aproveitar pra sair ou qualquer outra coisa. Se um dia eu conseguir ter o poder de acordar cedo sempre que eu quiser, vou me considerar uma vencedora na vida.

12 - Focar nos meus estudos.
Lá pela terceira série eu comecei a ficar mais desleixada em relação à escola. Comecei a deixar tarefas sem fazer, também foi quando comecei a tagarelar na sala, e a partir dali minha vida mudou completamente. Se eu pudesse voltar no tempo e deixar uma mensagem pra minha eu do passado, falaria pra ela não escutar os maus conselhos que pareciam tão bons na época.
Hoje os meus erros do passado pesam muito na balança. Tenho dificuldade em vários assuntos e preciso correr atrás dobrado pra conseguir pelo menos tirar uma nota boa na média. Tenho muita dificuldade com as lições e algumas matérias específicas (como matemática e física, argh) e a relação escola-aluno também conta muito em tudo isso.

13 - Ter a voz bonita.
Uuuurgh. Se tem algo que eu odeio, é a minha voz. Amo cantar, e apesar de nem cogitar a idéia de seguir uma carreia mesmo se eu tivesse uma voz bonita, a minha vontade de poder ter uma voz legal e agradável de se ouvir é infinita. Apesar de saber que é possível conquistar uma voz legal através de aulas de canto, sei que é um processo delicado e não sei se teria paciência pra isso, além de ser extremamente tímida em cantar perto de outras pessoas, veja lá fazer aqueles exercícios esquisitos na frente de todo mundo. Mas confesso que, se eu tivesse a oportunidade, tentaria deixar essa vergonha de lado.

14 - Me sentir em harmônia entre corpo-mente-idade.
Sempre acho que tenho uma maturidade avançada de mais pra minha idade, e às vezes também acho que sou uma babaca total. Assim como acho que meu corpo ainda não se adaptou de fato comigo e que eu ainda não formei totalmente a minha identidade. O bom é que, eu já sei o que eu quero e quem eu quero ser, o difícil mesmo é colocar em prática.

15 - Deixar de julgar as pessoas sem conhecer e deixar de lado o ódio gratuito.
Eu sei que essa de julgar sem conhecer (e não venham me dizer que é ter inveja sem admitir) é uma coisa imposta desde antes de nascermos pela sociedade, mas felizmente vivo numa época em que as pessoas tentam reverter isso e acabar com os estereótipos. O problema é que, uma parte de mim ainda julga e, pior ainda, espalha um pouquinho de ódio gratuito (mas sem prejudicar ninguém, juro de mindinho). Gostaria meeeeeesmo de deixar isso pra lá e seguir minha vida sem interferir na dos outros, mas essa é mais outra tarefa muito difícil e que é preciso lutar diariamente pra deletá-la de vez da minha vida.

15 tópicos são só uma parte das coisas que não aprendi ainda, mas que tento mudar todos os dias na minha monótona luta na tentativa de ser uma pessoa melhor. Gosto de fazer listas e várias delas vão aparecer aqui até alguma alma viva aparecer e dizer chega huehuehue.
Foi bem legal compartilhar um pouquinho dessa confusão que é a minha cabeça com vocês, isso é tudo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário